© 2017 - FC Consult

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Blogger Social Icon

Consultorias em Compliance - Implantação de Programas, Políticas, Normas e Leis Antissuborno, Anticorrupção e de Integridade Empresarial.

Benefícios da Consultoria Jurídico Gerencial 

 

  • Padronização das melhores condições de trabalho possíveis na sua organização;

  • Identificação de riscos e oportunidades em compliance, definição de controles para gerenciá-los;

  • Redução de criticidade nas relações com partes interessadas que requisitem compliance;

  • Prevenção e Resolução de Questões Ligadas à Corrupção e Suborno;

  • Implantação de Compliancenas Atividades Empresariais;

 

“A perda de um contrato por falta de atendimento à requisitos (to comply) pode significar o investimento de anos em uma consultoria jurídico gerencial.”

 

  1. Implantação da Gestão Jurídico Gerencial Compliance & Prevenção.

 

A implementação e monitoramento da gestão nas Relações Empresariais e com Partes Interessadas (Stakeholders) é uma das formas de assegurar à Empresas, sustentabilidade empresarial nas relações envolvendo atividades que detenham riscos ou potenciais situações de desvios e não atendimento à requisitos legais, normativos em nível de relacionamento com outras organizações, pessoas físicas / jurídicas ou os prestadores de serviços, provedores externos (que não tenham vínculo) que tragam riscos de integridade, ética, moral e conduta profissionais e pessoais. 

 

O ponto mais complexo da implementação serão as conscientizações e treinamentos, os quais requererão união e comprometimento de todos os envolvidos. 

 

ATIVIDADES E ENTREGAS REALIZADAS DURANTE A CONSULTORIA:

 

A consultoria seguirá em quatro fases, conforme orientação P.D.C.A., metodologia de gestão empresarial mais utilizada nas grande empresas em todo o mundo: 

 

P(planejar);Criar planeamento baseado em riscos e oportunidades, estabelecer objetivos, metas, ações, prazos e responsabilidade e autoridade para cada nível e cargo hierárquico; Estabelecimento de uma política de GESTÃO & COMPLIANCE; código de conduto, mapeamento, dinamização e padronização dos processos e das atividades em favor da sustentabilidade das relações com integridade, ética no ambiente de trabalho, e fora dele; 

 

O planejamento, que inclui as sub-etapas de:

  • identificação de oportunidades;

  • avaliação dos riscos;

  • determinação dos controles;

  • levantamento dos requisitos legais pertinentes;

 

ENTREGAS – Visitas semanais (in loco)de consultoria / mês, durante os 2 primeiros meses: Políticas, Documentos de Planejamento, Levantamento das oportunidades e riscos em compliance, Indicadores gráficos para acompanhamento do planejamento, macro fluxo das atividades de maior risco, informaçõesa serem mantidas, procedimentos documentados, informações retidas com os respectivos formulários para registo; Programa de auditoria interna; formulário de relatório de auditoria interna; formulário de solicitação de ações corretivas e registros de treinamentos realizados nesta etapa).

 

D(executar);Treinamentos de conscientização e capacitação de todos os envolvidos em atender requisitos e padrões; Execução e acompanhamento do uso prático de toda documentação, formulários, Registros e procedimentos criados, revisados e estabelecidos; Inclusão de procedimentos integrados para controle operacional das atividades do escopo definido para implementação.

 

Implementação e operação:

  • definição dos recursos, atribuições das funções, responsabilidades, prestação de contas e de autoridades;

  • definição do quadro de competências, treinamento e conscientização;

  • comunicação (disseminação das informações), definição da participação e consulta aos empregados nas etapas;

  • definição da documentação necessária para inspeções e para execução das ações;

  • Estabelecimento de Canal de Denúncias;

  • Atendimento à Lei 12.846/2013;

 

ENTREGAS – Visitas semanais (in loco)/ consultoria, durante 2 meses: Procedimentos para planejamento e controle operacional dos riscos em compliance; Procedimento de Suprimentos / compras e relacionamento com fornecedores e provedores externos (incluindo metodologia para qualificar e avaliar fornecedores / tercerizados que interfiram no processo; inspecionar e validar ambiente de trabalho nos níveis de comportamento, ética, moral profissionais e pessoais; Criar Procedimento de R.H. (incluindo a avaliação de competências; criação de descrição de cargos para o empreendimento; Criação de um plano anual de treinamentos para colaboradores, baseado na atualização e competências com avaliação de eficácia do treinamento para atestar os treinamentos com resultados eficazes), Instruções de Trabalhos Operacionais com planejamento operacional e padronização da produção ou dos serviços executados (incluindo formulários de Registro de planejamento operacional).

 

C(verificar);Acompanhar a execução do atendimento aos padrões e documentos desenvolvidos através de apontamentos e registos, devidamente controlados e geridos; Realização de pelo menos uma auditoria interna para simulação de auditoria externa e auto avaliação do desempenho do sistema de gestão em Compliance.

 

Verificação e controle

  • monitoramento e medição do desempenho e atendimento (to comply);

  • avaliação do atendimento a requisitos legais (e outros);

  • investigação (não-conformidades, ações preventivas e corretivas em riscos de suborno e / ou corrupção);

  • controle de registros;

  • auditoria interna.

 

ENTREGAS – Visitas semanais (in loco)/ mês de consultoria, durante 1 mês: Todos os formulários criados, com os respectivos Registro de treinamentos de uso com avaliação de eficácia e monitoração do uso dos formulários, assim como o correto armazenamento e controle de todos os registos criados e usados, realização de auditoria interna com entrega do relatório de auditoria e a abertura das solicitações de ações.

 

A(analisar criticamente) e Acompanhar Auditoria Externa Certificação, caso optado pelo Cliente;Preparação para recebimento da auditoria externa (caso optado pelo cliente); Link com organismos certificadores para realização de orçamento de certificação; Avaliação e análise de dados e informações do sistema de gestão de Compliance, em níveis de Gerência, Direção, Alta Direção para compilar e comparar desempenho do sistema de Gestão Anti Suborno; Análise crítica para criticar o sistema, melhorar continuamente os processos e ferramentas e dar continuidade ao sistema implementado.

 

  • Análise crítica pela direção.

 

OBS.A implantação retrata a preocupação da empresa com a integridade ética e moral empresarial e dos respectivos profissionais que nela trabalham. O envolvimento e participação dos funcionários e da alta direção no processo de implantação desse sistema é, assim como em outros sistemas, de fundamental importância.

 

ENTREGAS – Visitas Semanais /  mês de consultoria, durante 1 mês / último mês: Relatórios de análises críticas em todos os níveis com todas as entradas a serem discutidas e as saídas (consequências da análise) deliberada pela alta direção); contato e mediação com organismo certificador e acompanhamento de auditoria de certificação.  

 

Totalizando 6 mesesde implementação e padronização dos processos, na completude das sessões normativas, com base na ISO 37001/2017, as quais deverão estar funcionando em plena consonância com todo o sistema implantado.

 

  1. Da Logística na Prestação dos Serviços da Consultoria Gestão & Compliance

 

Os serviços de consultoria a serem prestados vislumbram realizar a educação, capacitação e treinamento com os que fazem parte do empreendimento, com o intuito de tornar todos potenciais conhecedores do sistema de gestão em Compliance monitorado, mantido e melhorado continuamente (Treinamentos a serem ministrados mensalmente, incluso no valor e carga horária da consultoria). 

 

Posteriormente, será o sistema implementado na prática, havendo consultas, in company  visitas semanais; válido por oito (06) meses, in loco, somando-se aos treinamentos e capacitações mensais, à disponibilidade integral de atendimentos emergenciais, confecção da documentação e procedimentos e, para dirimir dúvidas via correio eletrônico, ligações telefônicas e videoconferências. Viagens e logísticas de deslocamento são de responsabilidade do cliente contratante.

 

A consultoria também exercerá a função de ponte entre a certificadora e o cliente, para pôr as duas em negociação direta, visando certificação, monitoramento e / ou recertificação. 

 

Está incluso, nos serviços e cargas horárias descriminados e contratados, a realização de auditoria interna, sendo uma ação pontual a qual poderá ser planejada no momento propício.